Baseado nos estudos de Freud e Reich e voltado para instrumentalizar o profissional da área da saúde a lidar com a sexualidade humana nas instâncias biológicas históricas e psicossociais.

O curso foi idealizado pela coordenadora da Escola de Psicanálise de São Paulo, Débora Damasceno, que em seus estudos psicanalíticos sobre sexologia no Brasil, percebeu uma lacuna, já que de maneira geral os cursos tratam a questão do sexo de maneira biologicista e mecanicista.

Segundo Freud, a sexualidade inclui o ser como um todo, a sexualidade se desenvolve no indivíduo como parte dele, do seu crescimento, sua educação, suas marcas históricas.

Reich, entra com o pensamento de uma sexualidade mais libertária, e embora veja a função da sexualidade de forma equivocada, seu valor teórico oferece um referencial de sexualidade que dá integralidade. A sexualidade é parte de um relacionamento e parte de organismos que quando em movimento, quando em ação, produzem prazer.

Neste Curso Formação, estudamos a sexualidade considerando a pessoa com sua história, com sua dinâmica emocional, com sua dinâmica biológica, em busca de prazer.

Conteúdo

Serão 18 meses para a formação, dividido em três etapas

  • Teoria Psicanalítica da Sexualidade – bases e teorias Freudianas e reichianas
  • Fisiologia e Anatomia – conceitos médicos de anatomia e disfunção
  • Prática Clínica – estágio acompanhado, estruturação de casos para a abertura de consultório clínico

Direcionamento

Curso voltado a profissionais da área da saúde: Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos. Pessoas que lidam com o outro na sua intimidade, na sua particularidade, vão embasamento para ter respostas a eventos que lhe venham acontecer.