“O amor cura e transforma”

O Curso de Introdução é um curso de curta extensão, no qual será abordado noções da História da Psicanálise, Introdução à Teoria Psicanalítica e à Prática Psicanalítica, sendo a última algo que não se restringe ao atendimento em consultório, mas muito além disso, está ligado às relações humanas e a eficiência na comunicação com o outro. Aborda também a Clínica Psicanalítica, que é a capacidade de aplicar a o Pensamento Psicanalítico nos processos de relacionamento, na função de trazer uma melhor compreensão do outro e se si mesmo, possibilitando o aperfeiçoamento desses vínculos.

A Psicanálise é um método de estudo mental, que tem como objetivo fundamental fazer a pessoa viver melhor consigo mesma e exercitar o máximo dos seus potenciais.

Ao apresentar as bases da Teoria Psicanalítica, o curso tem como objetivo dar aporte para que o aluno utilize esse conhecimento ampliando seus pontos de vista sobre a humanidade e introduzindo as teorias, de alguma forma, em todos os seus campos de atuação e relacionamentos.

A proposta do Curso de Introdução é de apresentar noções fundamentais deste campo de estudo, à frente daquilo que o senso comum divulga, desmistificando pensamentos distorcidos a respeito dessa disciplina.

Trata-se de um curso aberto, para qualquer pessoa acima de 16 anos, desde os interessados numa futura Formação em Psicanálise, até para aqueles que pretendem entender o funcionamento da Teoria Psicanalítica, e também para os interessados no funcionamento mental.

O Curso de Introdução à Psicanalise é voltado para quem deseja entender por quê essa disciplina é reverenciada e referenciada por intelectuais da atualidade, sendo um modelo de funcionamento mental que foi desenvolvido há pouco mais de 100 anos. Nos dá dimensão, também, do por que continua sendo o método mais exato para a compreensão da mente, na atualidade. É um método que integra nossas realidades biológicas, estruturais, sociológica e psíquicas. Portanto uma oportunidade imperdível de aprofundar um universo desconhecido do humano e uma ferramenta indispensável para a atualidade.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação no curso de Teoria Psicanalítica e caso o interesse seja em atuar como Psicanalista, para se habilitar como profissional, é necessário que seja feita, posteriormente, a Formação em Psicanálise completa.

Direcionamento

O curso é ministrado para profissionais formados em qualquer área, que tenham o interesse no conhecimento da mente humana, ou a curiosidade de conhecer o pensamento psicanalítico, para posteriormente prosseguir com a formação. Trata-se, também, de excelente ferramenta para jovens estudantes, graduandos, graduados e profissionais de diversas áreas para um contato com os conceitos e estrutura fundamentais da Psicanálise.