O Psicanalista é hoje o profissional capaz de ter uma compreensão histórica, biológica e social da nossa condição humana e de, na falsa neutralidade, nos levar a refletir sobre as verdades absolutas ou as mentiras absurdas as quais aderimos para sobreviver, quando ainda não tínhamos condições psicofísicas de escrever nosso próprio destino.” –  Débora Damasceno

A Escola de Psicanálise de São Paulo, estabelecida há mais de 15 (quinze) anos, é um espaço dedicado ao estudo e pesquisa da psicanálise. São ministrados cursos Formação e Pós-formação em Psicanálise – baseada nas descobertas de Sigmund Freud acerca do funcionamento da mente humana. A escola oferece cursos abrangendo áreas correlatas à psicanálise como Filosofia, Farmacologia, Neurociência, Neuropsicanálise, Hipnose, Sexologia e abordagens corporais desenvolvidas a partir dos conceitos de Wilhelm Reich.

Para além do âmbito acadêmico, oferecemos também cursos na área administrativa, financeira e de marketing com objetivo de dar suporte aos profissionais da área psi quanto à dinâmica de funcionamento de seus espaços de trabalho -clínicas e consultórios.

Inspirada nos princípios de Sigmund Freud, a Escola prioriza os ensinamentos e concepções psicanalíticos que visam à prática clínica (não apenas em consultório, mas nas relações humanas como um todo) e o saber acadêmico.

Nosso método de ensino permite ao aluno entrar em contato com o saber psicanalítico, em ordem cronológica, e experenciar os diversos sentimentos despertados pelas descobertas de Freud. O aluno conta ainda com grupos de estudo, formados por professores e alunos para o debate e a elaboração de artigos sobre um tema de interesse que tenha despertado o interesse deste grupo ao longo do curso.

Poder vivenciar o potencial de cura da Psicanálise já em seu processo de formação é o que oferecemos aos alunos, partindo do princípio de que o que é vivenciado não é jamais esquecido.  A exemplo de Freud, o material didático, por assim dizer, utilizado para a aprendizagem é a cultura e as artes, em suas mais variadas formas de expressão.

Pode-se comprovar através da experiência – experimentação, a veracidade dos conceitos psicanalíticos, o que torna desnecessários os processos de memorização forçada e cria argumentos muito bem embasados, tornando o aprendizado prazeroso e aprofundado.